NOTÍCIAS

COMO TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
27/07/2018

COMO TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA OU AMPLA

Quando corremos, andamos e praticamos atividades físicas estamos utilizando a coordenação motora grossa. A coordenação motora grossa também é conhecida como coordenação motora ampla.

Na Educação Infantil podemos realizar atividades recreativas, como pular corda, correr, pular amarelinha e outras diversas brincadeiras ao ar livre e atividades recreativas externas à sala de aula.

Para a Coordenação Motora Grossa você não vai precisar de muitos materiais, bastando um espaço livre, como o pátio ou a quadra da escola. Você pode usar cordas, bexigas, bolas, bambolês e outros objetos para estimular a movimentação das crianças.

COORDENAÇÃO MOTORA FINA

A coordenação motora fina são utilizados os músculos menores, como os da mão e dos pés. Durante os primeiros anos da criança na escola, somos responsáveis por ensinar e estimular a coordenação motora fina em diversas atividades, como colagens, desenhos, pintura e também a escrita.

As atividades podem ser trabalhadas à partir do Maternal e Ensino Infantil 1 e 2, e devem ser aplicadas seguindo etapas, de atividades mais fáceis para mais difíceis, observando a evolução da criança a cada uma delas.

No começo, você vai precisar dedicar mais tempo e muitas vezes até segurar as suas mãos para mostrar como se faz. O ideal é que a atividade seja realizada sem ajudar à criança, inclusive passando essa orientação aos pais nas tarefas de casa. Notar alguma dificuldade na coordenação nos anos iniciais é fundamental para que ela seja orientada e encaminhada para especialistas, caso seja necessário.

Um dos modelos de atividades mais utilizados são os pontilhados, que podem ser feitos de diversas formas, usando tinta, giz de cera, lápis, barbante e lã ou colagem de papéis. Lembrando novamente que devemos ir de atividades mais fáceis para mais complicadas, então para uma criança passar cola em um papel pode ser complicado em um primeiro momento.

Não devemos esquecer que boa parte das atividades para estimular a coordenação motora fina tem como finalidade treinar a criança para que nos anos seguintes ela comece a escrever. Então saber segurar corretamente um lápis ou giz de cera ajudará e muito no processo de alfabetização infantil.

PROBLEMAS E DIFICULDADES MOTORAS

Escola, professores, pais e profissionais da saúde podem identificar os problemas mais comuns de coordenação motora. Normalmente essa deficiência fica aparente na sala de aula e na escola, quando o desempenho motor da criança está abaixo do esperado e o comportamento é muito inferior às crianças de mesma idade.

Os especialistas denominam essa deficiência como Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Developmental Coordination Disorder - DCD) ou TDC, quando não existem outros distúrbios físicos ou neurológicos, como TDAH, Síndrome de Down, etc. E algumas pesquisas internacionais indicam que cerca de 6% das crianças apresentam algum problema de coordenação ou dificuldade motora.

Além de professores, alguns pais nos pedem atividades com freqüência, sempre pensando em ajudar os seus filhos que têm dificuldades, como por exemplo o autismo e o TDAH, então as atividades acima podem ser utilizadas com esta finalidade também.

COORDENAÇÃO MOTORA NO MATERNAL

Os tracejados são as melhores ideias e também as mais fáceis quando falamos de atividades de coordenação motora para o maternal. Além de serem muito fáceis de encontrar na internet para imprimir, você também pode fazer suas próprias atividades usando um editor de textos como o Word ou PowerPoint, personalizando suas atividades de acordo com a sua necessidade.

As colagens, com diversos materiais, também são uma boa alternativa de atividades para o Maternal, lembrando sempre do cuidado de utilizar materiais seguros para as crianças, como cola não tóxica, objetos não cortantes e sempre ficando atento para que nenhuma delas coloque os materiais na boca.

FONTE: HTTP://WWW.ATIVIDADESEDUCACAOINFANTIL.COM.BR/RECURSOS-EDUCACIONAIS/ATIVIDADES-COORDENACAO-MOTORA/

Conheça o nosso Curso de Capacitação 100% on-line de PSICOMOTRICIDADE!

Clique aqui: http://bit.ly/2Oqs8ee

DESTAQUES