NOTÍCIAS

CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: EXERCÍCIOS PARA ESTIMULAR A LINGUAGEM, COGNIÇÃO E MEMÓRIA
03/08/2018

CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: EXERCÍCIOS PARA ESTIMULAR A LINGUAGEM, COGNIÇÃO E MEMÓRIA

Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para a aquisição de capacidades em diversos aspectos além dos físicos, como desenvolvimento motor, mas também de comunicação e cognição. O Movimento Down separou para você 9 exercícios super bacanas para ajudar a estimular a linguagem, cognição e memória da criança com síndrome de Down.

1) Esconda-se ou esconda objetos (cadê? achou!) para que o bebê desenvolva este tipo de memória: não vejo o objeto, mas sei que ele está ali. Esta função cognitiva é importante para que, mais tarde, ele possa relacionar cada objeto ao seu nome.

2) Dê nomes a pessoas e objetos e incentive o bebê a observá-los ao mesmo tempo em que você olha para eles. Essa capacidade, chamada de referente ocular, é essencial para o desenvolvimento da linguagem. É um modo natural de aumentar o vocabulário da criança, fazendo com que ela descubra o nome das pessoas e das coisas.

3) Os gestos também ajudam na construção da linguagem. Eles facilitam a compreensão da criança e aumentam a eficiência da comunicação. Com o tempo, eles serão substituídos por palavras.

4) Tenha em mente que, para a criança com síndrome de Down, o que é só ouvido pode ser facilmente esquecido e o que é visto tem mais chance de ser lembrado. Por isso, quando ela tiver capacidade é interessante a utilização de fotos, desenhos ou figuras para que ela possa memorizar o que aprendeu ou vivenciou.

5) Brinque de executar ordens simples: buscar o sapato da mamãe, chamar o papai na sala, colocar a mamadeira em cima da mesa, acender a luz, fechar a porta. Aos poucos, invertem-se os papeis e a criança também pode ser aquela que brinca de dar as ordens.

6) Olhe livros e revistas e vá apontando e nomeando figuras para a criança. É outro modo agradável de aumentar seu vocabulário.

7) Produza junto com a criança uma caixa que contenha objetos cujos nomes ela já entende bem. Eventualmente, peça que ela vá até a caixa, pegue determinado objeto e o traga. No dia seguinte, peça dois objetos e vá aumentando aos poucos.

8) Outra opção é preparar uma caixa de surpresas. Use uma caixa de sapato fechada com abertura suficiente para que a criança coloque a mão. Ponha pequenos objetos na caixa e peça para a criança retirá-los e nomeá-los.

9) Leve a criança a solucionar pequenos problemas: deixe objetos cobertos ou atados por um fio para que ela descubra um modo de alcançá-los. Sirva a todos na mesa e deixe que ela demonstre que você a esqueceu. Vista só um sapato. Entregue a mamadeira vazia. São pequenas atitudes que vão fazer com que ela desenvolva a iniciativa e resolva a questão.

Fonte: http://www.movimentodown.org.br/2016/01/9-exercicios-para-estimular-a-linguagem-cognicao-e-memoria-da-crianca-com-sindrome-de-down/

DESTAQUES